Introdução: a trajetória do projeto éƒeito de papel!

O projeto éƒeito de papel! consiste em um conjunto de ações voltado para a implantação de polos de produção artesanal na rede de centros de atenção psicossocial da cidade do Rio de Janeiro. O projeto está inserido no campo das ações de cidadania e ampliação do acesso de usuários e seus familiares ao mundo do trabalho. Foi desenvolvido pelo Instituto Franco Basaglia (IFB) e selecionado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, no eixo Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho, em 2008.
O IFB é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, fundado em 1989 na cidade do Rio de Janeiro. Sua principal missão é contribuir para a consolidação de uma rede de atenção psicossocial, em substituição ao modelo asilar centrado no hospital psiquiátrico. Fundamenta-se na ampliação e garantia dos direitos de cidadania dos pacientes psiquiátricos. Para a consecução dos seus objetivos, o IFB tem desenvolvido a estratégia de incentivar e participar da consolidação de novos dispositivos de cuidados em saúde mental.
Estes dispositivos inovadores têm propiciado condições para ampliação e consolidação deste novo modelo de assistência, denominado Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferece serviços comunitários que trabalham com a ideia de fortalecimento dos vínculos familiares e sociais. Outra estratégia tem sido a articulação das associações de pacientes psiquiátricos e familiares vinculados aos CAPS, no sentido de fortalecer sua capacidade de auto-organização e produção de autonomia. Neste novo cenário, surgem outras demandas, tais como a do trabalho, fundamentais para gerar autonomia, aumentar a autoestima e sua capacidade de trocas sociais e simbólicas.

O projeto éƒeito de papel! constitui-se em um conjunto de oficinas de produção de objetos artesanais em papel machê para comercialização.

Essas oficinas são sediadas em CAPS do município do Rio de Janeiro e estiveram sempre abertas à participação de usuários, familiares e técnicos, mas também a outras pessoas dos serviços de saúde mental das regiões. Tendo sido inaugurado em 2009, frequentaram as oficinas do éƒeito de papel! aproximadamente 200 alunos. Nesta etapa atual, após a finalização do patrocínio da Petrobras, temos o desafio de garantir as estratégias de sustentabilidade.